26.11.09

Que tal "Resilistência"?




Muita gente fala com encanto na importância de se ter resiliência ou de se ser resiliente. O uso é livre (e solto) e quem pratica o uso de tais palavras parece ganhar requintes de modernidade.
Hã? Explicando em poucas palavras, resiliência é a tal capacidade que “deveríamos” possuir para então sermos capazes de lidar com situações difíceis, penosas, complexas, inesperadas e que nos pressionam nas mais diversas situações vividas. Principalmente, no âmbito do trabalho.
É claro que quem inventou (importou) o termo (da Física) sabia do que falava. Tratava-se de apontar uma das características desejadas do profissional moderno, capaz, não simplesmente de suportar o "impossível", mas de se adaptar a um mundo colorido pela imprevisibilidade e pela incerteza.
A metáfora colou então na figura de um novo profissional “flexível”que, em tese, deveria se motivar frente a esses “desafios”. O próprio conceito popularizado de Inteligência Emocional reflete esse paradigma quando aplicado a realidade de quem trabalha e que é avaliado por seu potencial versus seu desempenho.

Tudo isso pra defender o que alguns entenderiam como o oposto daquilo que qualifica a resiliência: a resistência. Não ouso dizer que temos que endurecer sem perder a ternura, mas podemos escolher reafirmar aquilo que dá o sentido legítimo às nossas ações mais humanas. Reafirmar princípios, em torno da ética e não de um moralismo caolho; exibir sentimentos humanos sem precisar ser piegas. Por tudo isso, resistir. Reagir afirmativamente. Resistir sempre a mudança confundida como um valor e não como contexto de nossos tempos fundados na individualização, competição e produtividade.


E se mudar permanentemente ganhou ares de algo positivo, bonito e que adjetiva o que é "moderno", e ser capaz de aceitar e adaptar-se a transformação virou competência valiosa para a vida, (só) nos resta saber distinguir, para não opor, a competência adaptativa e mutante necessária expressa na resiliência, daquilo que não é moderno, nem tradicional, pois atemporal, que é a capacidade e a insistência humana em buscar vínculos com idéias e ideais que nos norteiam, dando referência, a cada passo que damos e não a cada parafuso que apertamos.

3 comentários:

  1. André

    Não sei se resilistência ou resistilência, mas acho que você tocou em algo
    essencial. É preciso, ao mesmo tempo, termos flexibilidade e plasticidade para
    abrigar e processar o novo que permanentemente emerge, mas resisitir em termos
    de valores que, se comprometidos, podem nos jogar na enxurrada da barbárie
    competitiva e individualista.

    Menezes

    ResponderExcluir
  2. É surpreendente a capacidade dos RHs da vida, de criar novas caracteristicas "essenciais" (convenientes) para a "persona" profissional como forma de inverter os valores e imputar ao empregado a culpa pela óbvia e compreensivel dificuldade deste em lidar com a politicagem insuportavel do mundo corporativo, o desrespeito às suas necessidades pessoais e o crescente comprometimento da sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  3. E não é que blog tbm pode ser profundo? Orgulho de vc Me..

    Pra todas as esferas da nossa vida, sejam elas o trabalho, o namoro, o casemento... acho que o grande desafio é saber distinguir pra si mesmo a diferença entre uma "boa resistência" e o "flexível que faz mal".
    Resistir a algumas fases ruins, desafios, cobranças, acho que faz parte... o delicado é conseguir saber quando você não esta sendo flexível demais e passando por cima dos seus limites e princípios....
    Agora ser "resilient" ou seja "springing back" "recovering readily" me parece um conceito bacana já que deixa implícito que todos nós também vivemos momentos de inverno.

    ResponderExcluir

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Administrador e sociólogo de formação, publicitário na ocupação atual. Descobriu que pode ser legal divulgar certos pensamentos dele, sobre fatos, questões ou mesmo futilidades, desde que isso sirva pra alguma e qualquer coisa. Pra ele e ou pra você. Sem nenhuma pretensão do que isso pode significar.
Powered By Blogger

Seguidores

MegaContador

Contador de visitas